
Por trás da história do Wi-Fi, existem algumas curiosidades que podem ser desconhecidas para os utilizadores. Esta tecnologia é utilizada diariamente e revela, cada vez mais, ser essencial nas nossas vidas.
Conhecimento é poder e saber alguns factos sobre esta tecnologia sempre lhe dará tema de conversa num próximo jantar de família ou de amigos! Assim sendo, aqui estão 10 curiosidades sobre o Wi-Fi que vai gostar de saber.
1. A origem do nome
Inicialmente designada como IEEE 802.11, o Wi-Fi é um termo totalmente inventado, apesar da sua semelhança com o termo Hi-Fi, relacionado com qualidade de áudio e que significa High Fidelity.
Devido a esta semelhança, muitos assumiram que Wi-Fi poderia ser uma abreviatura de Wireless Fidelity, mas os criadores do termo negam qualquer relação entre os dois.
2. A atriz de Hollywood que tornou o Wi-Fi possível
Hedy Lamarr, uma atriz americana de origem austríaca, fez sucesso na era dourada de Hollywood. O mundo estar-lhe-à permanentemente agradecido pela sua contribuição tecnológica durante a Segunda Guerra Mundial: juntamente com o compositor George Antheil, inventou um sistema de comunicações para as Forças Armadas dos Estados Unidos, o qual serviu de base para a atual tecnologia dos telemóveis, e daria origem ao Wi-Fi décadas mais tarde.

3. Há muitas formas erradas de escrever Wi-Fi
Para além de pronúncias, há muitas formas erradas de escrever Wi-Fi. Uma das grandes discussões desde a popularização da tecnologia é como a pronunciar. Sendo um termo inglês, a pronúncia correta é “uai-fai”, ao contrário da também popular – mas errada – forma portuguesa e literal de dizer o termo. Devido a ser uma marca registada, existe uma forma oficial e correta de designar esta tecnologia. Wi-Fi é o nome correto. Já wi-fi, WI-FI, Wi-fi, entre outras, mesmo que comuns, são tecnicamente incorretas.
4. O significado do logótipo
Vê semelhanças com o famoso símbolo de Yin e Yang no logótipo da Wi-Fi? Não é por acaso. O logótipo comunica a universalidade e compatibilidade da tecnologia, que se demarca por ser possível a sua utilização com um dispositivo de emissão recente e um recetor com 10 anos ou vice-versa, por exemplo. Daí a escolha do design.

5. O primeiro uso da tecnologia Wi-Fi foi em 1971
A gigante AT&T (empresa americana de comunicações) e a NCR (empresa de tecnologia, também americana) testaram a primeira troca de dados sem fios com a tecnologia WaveLAN em 1971, quase 30 anos antes do registo oficial do padrão IEEE 802.11 pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrónicos, que tornou uma realidade a primeira versão do Wi-Fi pronta para ser usada comercialmente. Apenas em 1999 foi rebatizada de Wi-Fi, um nome mais amigável para o consumidor.
6. Qual a diferença entre 5GHz e 2,4 GHz?
Caso se recorde de aprender na escola a diferença entre ondas rádio AM e FM, a diferença entre 2,4 GHz e 5 GHz é semelhante. De forma resumida, a qualidade – ou seja, a quantidade de informação que a frequência consegue transmitir por segundo – é maior em dispositivos que usam o 5 GHz, mas esta tem largura de onda mais curta, pelo que o seu alcance é facilmente afetado pela presença de paredes e outros obstáculos.
Por outro lado, com 2,4 GHz o alcance é melhorado, sacrificando a velocidade da ligação. Assim, os 5 GHz são mais rápidos, mas os 2,4 GHz vão mais longe.

7. Quantos dispositivos usam Wi-Fi?
A tendência de crescimento no uso de Wi-Fi continua a ser exponencial, com perto de 50 mil milhões de dispositivos a usarem a tecnologia atualmente. Estes números incluem smartphones, televisões, computadores, automóveis, eletrodomésticos, entre muitos outros.
8. Pode aumentar o alcance do seu router gratuitamente

9. Como fazer a Wi-Fi chegar a toda a casa?
10. O seu corpo pode estar a bloquear o sinal de Wi-Fi

Quantas destas curiosidades sobre o Wi-Fi conhecia? Tem conhecimento de mais alguma que não mencionamos? Comente connosco nas redes sociais!